Cães não vacinados correm mais riscos? Eu posso hospedar cachorros sem vacinas? Carteira de vacinação é obrigatório para hospedagem? Tire suas dúvidas!

No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinas, mas o senso comum sobre cuidados de cães e gatos diz que os animais devem ser vacinados regularmente para que fiquem protegidos de uma série de doenças. Para a hospedagem domiciliar, a recomendação segue o mesmo protocolo, tanto para os cães hóspedes quanto para os cães Anfitriões.

Principais vacinas

  • Múltipla canina (V8): proteção contra cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose-2, parainfluenza, coronavirose e duas variações de leptospirose;
  • Múltipla canina (V10): as 8 doenças da V8 e mais outras duas variações da leptospirose;
  • Antirrábica: proteção contra raiva
  • Vacina contra leishmaniose
  • Vacina contra giárdia
  • Vacina contra tosse dos canis

Filhotes

A prática de vacinação começa aos 45 dias de vida com a vacina múltipla canina (V8 ou V10), que precisa de 2 reforços com espaçamento de 3 a 4 semanas entre uma dose e outra. Ou seja, um filhote para estar devidamente protegido deve tomar três doses dessa vacina quando tiver, aproximadamente, 3 meses de idade.

Se o cão filhote estiver sem alguma das doses, ou sem nenhuma, não estará totalmente protegido. Ele corre o risco de contrair alguma doença, principalmente se tiver acesso à rua e se tiver contato com outros cachorros não vacinados.

Cão Anfitrião

Todos os tutores devem fazer sua parte e vacinar seus cachorros, inclusive os Anfitriões. O cãozinho de um Anfitrião terá contato com diversos cachorros com os mais variados históricos de saúde.

Por isso, se estiver vacinado, as chances de contrair alguma doença por conta de hóspedes infectados ou não vacinados são muito pequenas.

Carteira de vacinação

Hoje a plataforma não pede para os clientes comprovação de vacinas. Mas você, Anfitrião, pode solicitar a carteira de vacinação do futuro hóspede para checar quais vacinas ele já tomou e a regularidade delas. Solicitar essa documentação é opcional.

Hospedando cachorros não vacinados

Receber um cãozinho não vacinado fica a critério do Anfitrião. Alguns pontos que devem ser considerados são:

  • Os cachorros do Anfitrião, se vacinados, estão protegidos;
  • Um cachorro não vacinado pode estar vulnerável a contrair doenças;
  • Em casos de hospedagens simultâneas, a atenção com as vacinas deve ser maior;
  • A Garantia Veterinária não cobre doenças que são prevenidas por vacinação.

Tenha em mente que a prevenção é sempre mais fácil e mais rápida do que lidar com uma eventual doença. Vacina é sinônimo de proteção para todos. Por isso, mantenha os seus cachorros com as vacinas em dia e pense bastante antes de aceitar um cão não vacinado.

Total
10
Shares

9 comments

  1. Muito bom saber da importância das vacinas tanto para o cachorro de anfitrião como para os cachorros hóspedes. Gosto demais de todas as dicas e treinamento da doghero. Parabéns!

  2. Ainda não recebi meu primeiro hóspede. Estou bastante anciosa para isso acontecer. Espero que não demore muito, pois adoro esses peludos lindos. O carnaval vem aí e é uma ótima oportunidade. Um abraço!

  3. Eu recebi os meus quatro primeiros hospede foi muito tranquilo brincamos bastante passamos três dias juntos sem nenhum problema agora já estou esperando mais amigos para me fazer companhia nos finais de semana estou muito feliz pôr fazer parte dos anfitrião da doghero

  4. Muito boa a dica. Já recebi alguns hóspedes ,foi muito tranquilo. Não vejo a hora de receber mais. A gente acaba acostumando com essa turminha que além do trabalho deixa muito mais saudades. ❤️❤️???

  5. Se consideramos nossos pets como filhos, não devemos deixar de nos preocuparmos com a carteira de vacinação.
    Devemos pedir sempre a carteira de vacinação e alertar o tutor sobre as consequências de não vacinar o seu cãozinho.

  6. Super importante essas orientações, me sinto mais segura nas minhas decisões!
    Normalmente solicito a Carteira, e por enquanto, não tive resistência quanto a isso.
    Parabéns Doghero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*