Os hóspedes não falam a nossa língua mas estão sempre tentando se comunicar! Confira a matéria completa e aprenda mais sobre a linguagem corporal dos cães! essa atenção.

Você sabia que os cachorros podem reconhecer até 165 palavras sem terem sido ensinados? E você? Conseguiria entender o que eles estão tentando te falar? Vamos aprofundar um pouco mais sobre isso e aprender o que os latidos, sons, expressões faciais, abanar de rabo e, até mesmo, o que a pelagem do animal está tentando te dizer!

COMUNICAÇÃO SONORA

Latido

Os hóspedes usam o latido para se comunicar com você e, se prestar bastante atenção, conseguirá identificar diferentes timbres e entonações. É através dessas diferentes formas de latir que você conseguirá identificar se o cachorro está com fome, entediado, estressado, feliz ou agressivo. Mas como identificar o quê o hóspede quer te mostrar? Aqui vão algumas dicas simples:

Latido curto e agudo: se for para outro cachorro ou uma pessoa, ele estará saudando a nova companhia. Caso esse latido venha com um rosnado, pode significar que ele quer ser simpático, mas sem desrespeitar o outro integrante da “matilha”;
Latido curto e de baixo tom: pode indicar medo. Geralmente audível em situações que envolvem fogos de artifícios ou outros animais, caso o cachorro não tenha o costume de interagir com outros cães;
Latido irregular e de alto tom: pode indicar que o cachorro está muito feliz com a sua presença, e possivelmente queira brincar.
Latido longo e contínuo: esse latido indica que o cachorro precisa de atenção. É geralmente o latido que faz os vizinhos perderem o sono! Esse latido mostra que o hóspede se sente sozinho, e até mesmo assustado! Por isso, evite deixar o cachorro sem supervisão para evitar aborrecimentos, e para que ele não se sinta abandonado.

E os uivos?

Os uivos também podem trazer significados diferentes!
Uivo longo e contínuo: pode identificar dor; Salvo alguns cachorros que usam o uivado para chamar outros animais da mesma espécie. Ex: Huskies;
Uivar junto com outros animais: indica demarcação de território;
Filhotes podem uivar para pedir atenção.

Além das manifestações sonoras apresentadas acima, você já deve ter presenciado algum hóspede suspirar. Mas você sabia que isso pode ter um significado?

Suspiros

Se os olhos estiverem sonolentos e fechados, o suspiro do cachorro quer dizer que ele está feliz. Por outro lado, se o cão estiver olhando para você, pode estar querendo dizer que está desapontado por você não ter atendido alguma de suas demandas, como, por exemplo, ele ansiar por atividades físicas e passeios.

LINGUAGEM CORPORAL

A maneira como o cachorro se posiciona: postura, rabo, orelhas e boca, podem indicar se o cachorro está (ou não!) se portando de maneira amigável. Saber identificar essas expressões e o que elas querem dizer pode evitar brigas, ataques, constrangimentos e te ajudar a realizar uma hospedagem mais tranquila e segura.

Identificando os abanos de rabo

Quando o hóspede abana o rabo, temos o costume de entender que ele está feliz! Mas essa ação pode indicar agressividade ou medo. Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar!

– Abanar o rabo em um balanço amplo e rápido: amigável, feliz em te ver;
– Balançar o rabo de forma solta e horizontal: neutro, em dúvida;
– O cachorro estar com o rabo bem em pé: confiante, sob controle;
– Rabo abanando de forma rígida e em pé: agressivo, pronto para atacar.

Hóspedes que abaixam e levantam o rabo estão te convidando para brincadeira no universo da linguagem canina! Mesmo que o pet possa rosnar e mostrar os dentes, tudo que é feito nessa posição faz parte da diversão, é uma forma de te chamar para brincar. Então aproveite para brincar m-u-i-t-o com o hóspede e tornar a hospedagem ainda melhor para ele!

Além disso, de acordo com a forma que o cachorrinho está se sentindo, só observar os avisos sonoros e o comportamento do seu rabo, pode não ser suficiente. Por isso, nós reunimos algumas características importantes no momento de identificar certos temperamentos deles:

Confiante

Postura – ereta
Rabo – rabo bem retinho e em pé
Orelhas – atentas, mas com aparência relaxada
Olhos – pupilas pequenas
Boca/respiração – fechada ou lábios ligeiramente separados

 

Assustado ou Ansioso

Postura – abaixado
Rabo – encolhido
Orelhas – para baixo
Olhos – olhar arregalado com partes brancas a mostra
Boca/respiração – ofegante

Agressivo

Postura – rígida
Rabo – para cima ou para trás, muito rígido. Cachorros com rabos de pelo longo podem ficar com os pelos eriçados
Orelhas – para trás
Olhos – intensos, focados
Boca/respiração – lábios puxados para trás e alguns dentes a mostra
Pelos – há uma linha de pelos que começa na base do pescoço e vai até os ombros. Ela aumenta e fica eriçada se o cão estiver agressivo e diminui se ele está relaxado.

Relaxado

Postura – deitado ou de pé sem nenhuma vigilância
Rabo – para cima abanando ou solto naturalmente
Orelhas – em seu estado normal, dependendo da raça (as orelhas de um Terrier estariam para cima, mas relaxadas, as de Hound estariam para baixo)
Olhos – dilatação normal da pupila, focada, mas não olhando fixamente
Boca/respiração – aberta e levemente ofegante

Mas lembre-se! Mesmo que estejamos te ajudando a tornar a hospedagem mais tranquila e segura, é importante que você pergunte para o tutor a rotina e comportamento do hóspede, e realize o pré-encontro antes de aceitar a reserva.
Respeite o animal, seu espaço e sua rotina: isso por si só deixará a hospedagem muito melhor para vocês!

E não se esqueça: caso você identifique algum comportamento fora do normal, avise o cliente e converse com ele sobre como lidar com isso. Nossa equipe de Experiência do Cliente também está à disposição para o que precisar!

13 comments

    1. Sempre é muito positivo ler a respeito pois alguns detalhes que foram ditos aqui faz recordar alguns comportamentos dos peludinhos quando estamos recebendo em nossa casa.

  1. Obrigada pela matéria. Com certeza será útil no eu dia a dia e irá me ajudar muito com as minhas hospedagens.
    Aprender sempre apresenta…. até mais 🐶🐶

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*