Hospedar cachorrinhos é tudo de bom, mas ter mais de um “aumigo” em casa requer alguns cuidados extras, até mesmo para garantir uma hospedagem tranquila e segura para todos!
Muitas vezes, só o fato de não estar em sua própria casa com seus donos pode deixar o cãozinho estressado, agitado ou, até mesmo, tristonho. Por isso, se você receber mais de um pet, precisa se preparar para proporcionar uma ótima estádia para todos eles.
Em primeiro lugar, você deve comunicar aos clientes que o filhote deles não será o único visitante daquele período. Isso é importante para que ele esteja ciente de que o pet terá companhias e, também, para te passar mais informações sobre seu comportamento quando convive com outros cães.
Cada hóspede tem o seu próprio tempo de ambientação: alguns se sentem à vontade logo de cara, outros estranham o ambiente, uns podem ser mais brincalhões e, outros, mais quietinhos. Por isso, observe o comportamento de cada um deles e respeite seus espaços. Neste momento, você tem o papel de ajudá-los a se sentirem o mais confortáveis possível na presença de novos amigos.
Refeições
Todos eles adoram a hora da comida, mas lembre-se de que cada cachorrinho também tem seus próprios hábitos alimentares: tipo de ração ou comida, quantidade e horários, e isso deve ser mantido para cada um, independente de quantos cachorrinhos estiverem sob a sua supervisão. Para isso, você deve separá-los na hora da alimentação, não só para conseguir manter a rotina de cada um, mas também para evitar briga entre eles. Nem todos podem ou são acostumados a comer o que o outro come, por isso tome cuidado com petiscos e sempre consulte os donos previamente.
Atenção compartilhada
Amor nunca falta para nenhum peludinho, mas quando há mais de um para cuidar, a atenção deve ser dada igualmente a todos. Afinal, não queremos nenhum deles tristinho ou com ciúmes, né? Cães gostam de atenção e, na presença de outros cães, é importante que se sintam igualmente acolhidos e acarinhados.
Saúde e segurança
Para a segurança e bem estar de todos os hóspedes, você deve assegurar que cada um deles está com a carteira de vacinação em dia e, caso não sejam todos do mesmo sexo, que são castrados. Além disso, é importante verificar se todos também estão vermifugados e com controle de pulga e carrapato para não comprometer a saúde dos demais. Em caso de receber mais de um cachorrinho, evite ter hóspedes filhotes. Muitas vezes eles não tomaram todas as vacinas ainda e são mais vulneráveis.
Supervisão em tempo integral
Sempre que você estiver com mais de um hóspede, deve se preparar para ficar com eles em tempo integral, por mais que sejam acostumados a ficar um período sozinhos. Na sua ausência, eles podem apresentar algum comportamento diferente, se machucarem ou, até mesmo, brigarem. Assim, sua atenção deve ser dobrada: você deve acompanhá-los, observar comportamentos estranhos como rosnados e latidos excessivos e estar pronto para a possibilidade deles brigarem.
Possibilidade de brigas
Tenha em mente que evitar brigas é melhor, mais simples e mais seguro do que separá-las. Cachorros não começam a brigar do nada, eles vão apresentar alguns sinais como rosnar e latir uns para os outros, ficar com o pelo eriçado, olhar fixamente para o outro cachorro e, algumas vezes, se isolar e reagir negativamente quando outro cachorro se aproximar. Se você observar esses comportamentos, fique atento e tente acalmá-los ou separá-los o mais rápido possível. Clique aqui e leia mais sobre como evitar e separar brigas entre cães.
Esteja sempre perto dos seus hóspedes para que você possa aproveitar ao máximo as companhias caninas e tornar essa estadia coletiva uma incrível experiência para todos!
13 comments
Obrigada pelas sugestões…Amei
É sempre muito bom ler as digas de vocês ajudam muito.
Adorei as dicas!
Gostei muito das dicas
Eu costumo ficar com meus hospedes 24h
Só saio nos passeios como(parques e shoppings)
Obrigado
Roseli
Importante essas dicas para ter uma hospedagem com segurança .
Obrigdo, por reforçar o que sempre faço. Ficar sempre com Eles, Adoro !!!!
Adorei as dicas. Obrigada!
Boa!
A segurança e o bem estar deles em primeiro lugar.
Obrigada pelas dicas. Muito importante. Segurança em primeiro lugar. Assim ninguém sofre. Um abraço!
Gostei muito das recomendações! Estou para receber dois hóspedes e ainda tenho meus cachorros. Então valeu muito a pena!
Obrigada pelas dicas, sao muito importantes. Obrigada
Amei as dicas , mais não pretendo hospedar mais de um Pet, prefiro evitar preocupação e stress para os eles