O hóspede faz xixi no lugar errado? Calma, nós temos a solução para acabar com a marcação de território e mau cheiro!

Lidar com xixi de cachorro é algo muito comum para quem é anfitrião. Ele pode aparecer naquele tapete lindo, no meio do corredor ou na sua planta querida que decora a sala. E, por mais treinado que seja o seu hóspede, isso vai acontecer eventualmente, afinal, o cachorrinho está em um ambiente totalmente novo. O jeito é respirar fundo, manter a calma e limpar o mais rápido possível. Mas, mais do que isso, é preciso empenho para eliminar o cheiro.
Muito mais do que apenas um capricho, eliminar o cheiro de xixi ajuda a evitar novas ocorrências naquele mesmo lugar – além de ser desagradável e anti-higiênico! Assim, você e o peludo podem voltar a conviver tranquilamente. Separamos algumas dicas de como fazer isso.

Receitas caseiras para eliminar o cheiro de xixi de cachorro

Existem formas simples e caseiras de eliminar o cheiro do xixi que podem substituir produtos especializados! Confira nossas dicas e receitas.

Xixi de cachorro recente no tapete

O xixi está em seu lindo tapete, mas ainda está molhado? Então, nada de pânico. O lado bom é que, por ser recente, fica mais fácil eliminar todo o líquido e o odor.
Cubra o local com bastante papel toalha para que a urina seja toda absorvida. Depois, lave a área com água fria. E antes de se aborrecer com o fedor do pano que usar para limpar, vale ressaltar que isso é um sinal de que o máximo da sujeira e o odor foram removidos.
Finalize colocando bicarbonato de sódio no local, deixe por um tempo e limpe bem, retirando todo o bicarbonato. Você pode usar um aspirador de pó para remover tudo e concluir a limpeza.

Outro ótimo método é fazer uma solução caseira. Um copo de água, uma xícara de vinagre e duas colheres de bicarbonato de sódio. Misture tudo e borrife na mancha. Deixe agir por alguns minutos e limpe com uma toalha.

Xixi do hóspede seco no tapete

Se você não viu na hora que aconteceu e o xixi do cachorro secou, não se estresse. Há uma solução! Em primeiro lugar, defina a área atingida. Utilize um pano molhado com água morna no local. Molhe e depois seque. Repita o procedimento até que o odor e os resquícios de urina sejam removidos. Se apenas essa operação não for suficiente, aplique a solução caseira de vinagre e bicarbonato de sódio. Também existe a opção de recorrer a produtos específicos para concluir a limpeza. Há sprays e produtos líquidos disponíveis no mercado e com essa função.

Xixi de cachorro na madeira

O seu querido hóspede resolveu demarcar a madeira? Aja rapidamente! Utilize bastante papel toalha para remover todo o líquido, limpando o local. Depois, esfregue a mancha com uma esponja e uma solução feita com vinagre e água. Deixe agir por alguns minutos. Se não houver mais odor, seque com um pano.
Caso o cheiro de xixi persista, antes de secar, aplique bicarbonato de sódio. Após algumas horas, limpe a área. Quando se livrar da sujeira e do fedor, termine a operação com um produto específico para tirar manchas de madeiras. E pronto! Lembre-se que quanto mais rápido você agir, mais bem-sucedida será a limpeza.

Produtos para eliminar o cheiro de xixi do ambiente

Além das receitas caseiras para eliminar o cheiro de xixi de cachorro, existem diversas opções de produtos que ajudam na tarefa. Conheça algumas alternativas e escolha o melhor para o seu dia a dia.

Aromatizantes
Os aromatizantes ajudam a neutralizar cheiros ruins na casa, não apenas o do xixi do cachorro. Você pode optar pelo perfume que mais te agrada e utilizar sempre que sentir necessidade. Em geral, esse tipo de produto é vendido em spray.

Eliminador de odor
Os eliminadores de odor até podem parecer ter a mesma função dos aromatizantes, mas não exatamente. Eles são vendidos em líquidos e servem para limpar os locais onde o mau cheiro está, como aquele canto que foi batizado pelo hóspede. Também ajudam a desinfetar e perfumar o ambiente.

Como evitar o cheiro de xixi?

Alguns produtos e o treinamento correto ajudam a evitar que o xixi espalhe o odor pela casa toda. Confira:

Banheiro do cachorro
Quando o cachorro aprende que há um lugar certo para xixi e cocô, produtos do gênero podem ajudar. Tapetes higiênicos e sanitários caninos são ótimas alternativas para isso. Algumas opções contam com a tecnologia, garantindo combate às bactérias, alta absorção, sem odores e vazamentos.

Removedor e repelente
Existem produtos como o removedor de odores que ajudam a remover e limpar o xixi de cachorro. São ótimas alternativas, já que alguns materiais de limpeza apenas mascaram o cheiro. Isso ajuda a evitar que o ocorrido se repita. Para complementar, borrifar o repelente naquele local afasta o pet e impede que ele faça xixi novamente. A solução caseira (vinagre e bicarbonato) também pode ser usada com essa mesma finalidade.

Dar atenção e carinho
Às vezes, o xixi no lugar errado acontece porque o seu hóspede quer chamar atenção. Logo, por mais brava que você esteja, reflita se está se dedicando o suficiente ao cachorro. Observe também o seu comportamento e cheque se está tudo bem com o hóspede. O mesmo vale para os passeios e atividades físicas. O tédio também pode acarretar malcriações como essas a fim de que seja notado.

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Por mais cativantes que sejam os cães, encontrar a urina deles no meio da sala definitivamente não é legal. Aliás, isso é um dos desafios enfrentados quando o peludo entra em sua vida. Lembre-se que eles precisam aprender que há um lugar para chamarem de banheiro. Por isso, é preciso ensinar que xixi de cachorro deve ser feito no lugar certo.

Para fazer isso, é importante escolher o local ideal na casa para essa finalidade. De preferência no lado oposto de onde se encontram a água e a comida, bem como a sua casinha. Esse espaço deve ser forrado com jornal, tapete higiênico ou outras alternativas que preferir.
Faça-o associar as necessidades àquele local. Por isso é tão importante celebrar todas vezes em que o peludo fizer xixi no lugar certo. Vale oferecer um petisco, um carinho, bater palma, elogiá-lo. Ações positivas são fundamentais para que ele entenda quando acertou e queira repetir.
Mas, se por acaso o xixi aparecer onde não deve, não brigue e nunca esfregue a cara dele ali! Repreender pode tornar o hábito ainda mais difícil e treinamento requer paciência. Isso pode acontecer até mesmo com os cachorros treinados, que o fazem para chamar a sua atenção.

Mas lembre-se, Anfitrião! Só tente ensinar o hóspede caso haja a solicitação ou autorização do tutor. Como Anfitrião, não é seu papel impor novos costumes no hóspede.

Total
12
Shares

4 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*